Pesquisar este blog

Translate

20 de jul de 2016

Intalação de uma caixa de direção (sem ferramentas especiais)


Nesta última montagem, eu recebi o quadro e o garfo separados, sem caixa de direção ou caixa de movimento central. Me faltava o jogo de direção, mais do que isso, eu deveria instalá-lo para proceder a adequada montagem da bici.

Ocorre que e não possuo nenhuma ferramenta especial para a instalação deste conjunto de peças - é uma ferramenta bastante específica, mais comum em oficinas e não em casa de amador...

Mas  eu já havia visto como realizar este procedimento sem esta ferramenta. Mesmo esta referência que eu tinha utilizava qualquer coisa melhor ou mais sofisticada do que eu tenho em casa nas minhas gavetas.

Na foto 1 estão os meus recursos:

- O jogo de direção 1", de rosca, completo;

- Um eixo traseiro, com duas porcas e duas arruelas grandes;

- Dois tacos de madeira dura;

Sobre estes tacos, podem ser substituídos por umas placas de metal, preferencialmente com mais de 2mm de espessura.



Na foto 2, a montagem:

- Manualmente, posicione os copos do jogo de direção, buscando deixá-los o melhor alinhado possível. cuidado, pois o copo de maior altura deve ficar na parte de baixo!

- Posicione os tacos de madeira - devidamente perfurados de modo a permitir o trespasse do eixo;

- Coloque o eixo e as arruelas, bem como as porcas, sem aperto;

- Vá apertando com a mão, até deixar o eixo o mais centralizado / alinhado possível ao headtube;

- Inicie o aperto das porcas com a chave apropriada, alternando em cima e embaixo;

- Vá apertando, sem medo de fazer força, até que os copos estejam absolutamente encostados nas bordas do headtube;

Durante o procedimento, vá verificando o alinhamento dos copos e do eixo, que deve permanecer, sob risco de uma montagem errada que pode prejudicar a superfície interior do tubo e, consequentemente, a instalação de qualquer outra caixa. Se desalinhar, desaperte um pouco as porcas, reposicione o eixo, de modo a prover aperto mais na região desalinhada. Volte a despertar as porcas e alinhe / centralize novamente o eixo.

Note que você tem que fazer força MESMO!!!




Na foto final, os copos prontos para montagem final.

Não registrei o estado dos tacos, mas garanto que os dois ficaram bem afundados e lascados pela operação. Assim, sugiro escolher placas de metal ou tacos mais grossos de madeira  a quem se atrever a fazer isso em casa.


Nenhum comentário: