Pesquisar este blog

Translate

26 de mar de 2015

Raridade / old school

Zapeando em algumas lojas de bike aqui em poa, me deparei com esta belíssima Caloi Extra Light, totalmente original, o estado de conservação não  deprecia em nada esta linda bike!

A Extra Light foi um desenvolvimento do então (leia-se, anos 80' do século passado) fulgurante mercado das cross aros 20', então muito estimulado graças ao filme ET, de Steven Spielberg.

Nesta bici, apenas o quadro - se estou correto, era nacionalizado. Todo restante do equipamento vinha sob *importação - o que a tornava uma bici bastante cara, portanto, limitada às crianças da famílias mais abastadas da época. Porém, era um produto de muita qualidade.

*De maneira cruel, naqueles tempos do "Brasil grande", coisa gerada pelos milicos que governavam à época, acreditava-se que não precisávamos importar nada, numa política fiscal burra, arrecadatória e muito boa para a indústria nacional fechada, como era à época (grande parêntese: isso é meio louco, pois o tipo de política industrial da ditadura militar, anti comunista, era exatamente idêntica à dos países comunistas... louco, não é mesmo?!?!?!). Deste modo, o consumidor tinha que se resignar aos produtos nacionais (de qualidade limitada, para falar o mínimo) ou ao contrabando.

O resultado daquela política é que o país arrasta uma cultura avessa à concorrência e dependente do paternalismo estatal, até hoje. Vide a carga tributária sobre as peças e bicicletas... 


que bici bonita!



Até as luvas são as originais... não se encontra mais isso



Tradicional pneuzinho "borboleta"

Nenhum comentário: