Pesquisar este blog

Translate

8 de mar de 2011

Pneu novo

UPDATE


Primeiro furo neste pneu!!! Nem uma semana de uso e já furei-o!!


Certo, eu estava num "downhill" a uns 40Km/h em piso de pedra irregular; Só houve um Pauffffff, seguido pelo característico Pfssss______Pfssss_____Pfssss.


E era isso. Talvez seja apenas azar, mau agouro, estatísticas... :-)






Finalmente terminou minha busca! Parece incrível, mas simplesmente não há opções de pneus urbanos para aro 26". Ou é liso ou é cravudo, não há 1/2 termo.


No final das contas - bem salgadas, por sinal, acabei comprando o Panaracer das fotos que seguem, o que mais se aproximou das minhas expectativas. O pneu vem na medida 26" X 1.5,  a mesma do meu Kenda traseiro. Assim a bici ficou mais equilibrada no visual, sem perder nada em termos de desempenho, até o momento.


A parte negativa ficou por conta da perda de parte do conforto - o pneu anterior era 26" X 1.95 e era calibrado com não mais que 30 PSI, o que dava muito conforto na dianteira.


Este novo, tenho que rodar com pelo menos 35 PSI para que ele não fique murcho, daí  sentir muito mais as irregularidades do terreno. Ainda assim, o desconforto está dentro dos meus padrões de aceitabilidade.




O novo pneu tem o perfil bem mais esbelto do que o 1.95 anterior


Taí: nem liso, nem cravudo; um meio termo para todo terreno urbano


As ranhuras, bem detalhadas. A aderência é muito boa, tanto no asfalto quanto em pisos irregulares




O pneu anterior, original da bici (10 anos de uso!!!)
O que motivou a troca, foi, essencialmente, o fato de que o pneu anterior já estava no limite de utilização. Não pelo desgaste, mas pela degradação da borracha, pontos de rompimento da malha, rachaduras externas e ondulações em calibragens mais altas, que prejudicavam a rodagem, tornondo a pedalada irregular e até perigosa, por depreciação da frenagem.




Note-se as rachaduras: algumas partes da banda já estavam se descolando da malha
A única dificuldade que me sobreveio foi a incompatibilidade da câmara 26 X 1.95... tive que comprar uma 26 X 1.5. Estranhamente, o pneu traseiro, que utiliza a mesma medida deste pneu novo, funciona normalmente com a câmara 26 X 1.95!!!
Medidas incompatíveis...Esta virou reserva da traseira


Novo visual da bici. O para lama dianteiro sofrerá ajustes para se adequar mais harmonicamente ao novo pneu

Nenhum comentário: