Pesquisar este blog

Translate

1 de fev de 2011

Uma bici "impedalável"

Ando em busca de um novo pneu dianteiro, aro 26, para a minha Monark. Isto tem sido difícil, já que procuro um pneu bastante específico - que não seja "slick", nem semi, enfim um pneu de uso urbano que me proporcione segurança nas curvas, seja relativamente leve e resistente.

Então, venho peregrinando as lojas de bicicletas (o que, para mim, não é sacrifíicio nenhum, hehe) em busca de um pneu, aproveitando para ver as "novidades" do mercado.

Numa destas, encontrei uma bici bastante diferente e que eu já conhecia, apenas de vista na internete e cujo design sempre me atraiu: trata-se de uma Strida . No etanto, nunca tive a oportunidade de ver uma no mundo real. A minha curiosidade sempre foi em saber como roda uma bici destas. Então, mostrou-se a oportunidade e não poderia deixar passar este "test drive".

Na verdade o que pedalei, ou tentei, foi uma cópia chinesa cara de pau, esta aqui : "Xtrida <=)"

A cópia, com a definição já indica, dificilmente sofreria alguma "melhora" no design, por isso vou confiar minhas impressões na "originalidade" da geometria e desenho da bici.

É tudo estranho!! O guidão fica alto, então os braços ficam 1/2 dobrados, mas não achei desconfortável. Quanto a posição do banco, mesmo sem ter sido regulado, também não senti sinais de desconforto.

Mas, já na saída, tive dificuldades em manter o controle da bicicleta. Senti-me como tendo retornado aos 5 anos de idade, quando aprendia a pedalar uma bici convencional!! Acho que o guidão é muito estreito, associado ao pneu de 16", muito pequeno, oferecendo pouca estabilidade e, logo, baixa dirigibilidade.

Para piorar, o minúsculo pneu dianteirto de 16" era do tipo liso, o que me impediu de completar qualquer curva sem por os pés no chão, por falta de aderência do mesmo - a roda derrapava quando se pedalando em curva...

Enfim, o único modo de se manter em cima da bici foi manter baixa velocidade e pedalar em linha reta. Ou seja, considero que fora o design inovador que no princípio me impressionava, trata-se de uma bicicleta imprestável ao deslocamento de fato. Serve para pequenos passeios sobre a calçada - se esta estiver vazia, para não haver risco de se atropelar um pedestre!!!

Ainda assim, posso estar enganado e talvez o modelo com rodas de 20" seja mais pedalável.

Nenhum comentário: