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5 de dez de 2010

Reformando o selim da Philips - parte II

No final, não me lembrei de bater fotos de todo processo de montagem...aqui está o resultado final dos consertos feitos neste selim extraordinariamente confortável.

Para desgosto do pessoal mais "conservador", não procurei nenhum restaurador de couros, nenhum especialista em selins antigos - fui até o sapateiro mais próximo que aceitou o serviço: basicamente limpar, hidratar, trocar os rebites e colar um reforço de couro bem grosso no bico do selim.

Depois de aproximadamente alguns meses, o serviço ficou pronto. Mais algumas semanas (ou seriam meses...???) e consegui uma brecha de tempo para fazer a montagem. Achei que pelo tempo decorrido, haveria dificuldade em lembrar-me da ordem da remontagem, mas na verdade, como tudo que me atrai na simplicidade das bicicletas, foi extremamente fácil e não precisei de nenhuma ferramenta especial.

As cores das fotos ficaram "puxadas" para os tons do vermelho, como sempre ocorre quando se junta um mau fotógrafo e uma câmara digital com flash.

No início, eu havia pensado em refazer toda pintura das peças de ferro, molas etc, mas cheguei a conclusão que esta não se encontrava tão ruim. De qualquer modo, lavei bem as peças antes de remontar e coloquei graxa na medida em todos os parafusos.

Vale dizer que o sapateiro não fez a hidratação, então tive que providenciar eu mesmo, utilizando um creme hidratante para as mãos (Creme Nívea, se querem saber...), aplicado na superfície lisa e na inferior também.

Vista frente, alí tem um parafuso de regulagem da tensão do couro


Olha o detalhe da "bancada de trabalho": old & new...






Esta molas deixam isso aí parecendo um colchão de ar, quando se senta!!!



Aí está o parafuso de regulagem e por baixo, o reforço em couro



vista inferior, detalhe da armação de ferro que sustenta o couro

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