Pesquisar este blog

Translate

19 de dez de 2010

Philips revisitada

E assim ficou a minha "velhinha", hehehehe!! Para desgosto dos mais ortodoxos, cheguei a conclusão que eu não sou do ramo da restauração, e também não concordo muito com este tipo de atitude, em vários pontos de vista. Seja pra bicicletas, seja para carros, seja pra edifícios...

Justamente o que faz com que eu ache as bicicletas veículos incríveis e extremamente modernos, em todos os sentidos da palavra, é o fato de que posso pegar este quadro com mais de 6 décadas de vida e instalar nele componentes dos mais modernos que existem no mercado e esta será ainda uma excelente bicicleta. Tente fazer isto com um automóvel, ou uma motocicleta...

Claro, se a peça estiver estritamente original, em bom estado e funcionando perfeitamente, deixa estar. Mas não era o meu caso. Então, para adaptar a bici para o seu uso diário, pela minha esposa, instalei para lamas (cromado, para ficar no estilo), o banco reformado original, e fiz pequenas mudanças como montar uma roda dianteira substituta.

Fiz isto pois a roda original, mesmo muito bem conservada, utilizava-se de freios por varão, e o aro possui um amassado que impede o adequado funcionamento deste sistema. Então montei uma roda com aro de paredes altas,  apropriado para  utilizar com freio do tipo ferradura, A ferradura eu já possuia em casa, de uma outra bici.

A "obra!" está incompleta, ainda, pois não consegui instalar um manete decente para este freio dianteiro.

Também susbstituí (e guardei) os pedais originais. Descobri que os eixos dos pedais, em maior medida, e também os braços do pedivela, um pouco menos, estavam tortos. Daí que a soma das "tortices" deixava o pedalar muito desconfortável. Como não tenho grana (nem tempo) para garimpar os eixos originais, adotei a solução mais barata, que foi instalar uns pedais tipo plataforma, de plástico e baratos. Não ficou perfeito, mas o suficiente para amenizar o problema. Seguem outras fotos.


Vista lateral. Hmmm, estes para lamas...

A outra lateral


Este pedevela foi recromado, devido ao descascamento do cromo original. E os pedais novos


Os pneus ainda nem perderam as rebarbas. A roda traseira possui 40 raios e cubo contra pedal Perry

Vista "Bird eye´s"














Aquelas fitas pretas no garfo já foram removidas
Aí o banco recém reformado. A pintura está bem "judiada" no tubo horizontal, mas é a original, então preferi não refazer

Um comentário:

Matheus Carogio disse...

Olá. Gostei da Phillips. Tenho 14 anos e restaurei uma junto co meu avô. Veja meu blog: www.matheuscarogiobicicletaphillips.blogspot.com . Você ainda possui as peças originais que retirou dela? Estão em bom estado? Entre em contato comigo através do e-mail: matheuscarogio@gmail.com . Se você colocar meu blog a sua lista de sites ficarei muito grato. Muito obrgado.