Pesquisar este blog

Translate

19 de nov de 2010

Quem precisa de blocagens??? (ou Review de blocagens Control Tech)

Diz a lenda que o Tullio Campagnolo criou o esquema da blocagem quando, durante sua carreira como ciclista, teve que remover uma roda durante uma nevasca nos alpes italianos (existe isso??!?!?!). A blocagem rápida (acho este nome mais preciso...) de fato revolucionou o ramo e facilitou a vida de todos os ciclistas e fato é que aí iniciou-se a sua bem sucedida carreira no ramo da indústria ciclística...

A mim, particularmente, sempre incomodou a aparência das blocagens. A sua funcionalidade é perfeita e irretocável, porém, na forma me deixavam  a desejar.

Sempre fui atraído pelo visual das bikes de pista, as quais, para mim, encarnam o verdadeiro espírito da bicicleta: limpo, sem excessos, funcional ao extremo, como esta Corratec  aqui.

Somo a isto o fato de que, no dia a dia, as blocagens nas minhas bikes pouco ou nada são usadas - não sou atleta profissional, não tenho equipe com rodas extra a minha espera na beira da estrada; também não preciso enfiar a bike dentro do carro o tempo todo. Só removo as rodas quando faço alguma manutenção, como consertar os pneus e olhe lá!!! E geralmente faço a manutenção em casa, com todas as ferramentas ao alcance da mão.

Então, sempre que penso em atualizações ou upgreides para a bici, coloco os seguintes critérios que visam estabelecer a melhor seleção de componenetes:

1 - Deixar a bicicleta melhor , mecanicamente;

2 - Deixá-la melhor visualmente;

3 - Deixá-la mais leve.

Imbuído com estes pensamentos, adquiri na minha última compra, um par destas blocagens da marca Control Tech.

Fato é que este produto me atendia todos os três critérios de compra.

Segue a série de imagens comparativas do "antes e depois".

Blocagem dianteira original, vista frontal


Dianteira original, lateral

Dianteria original, lateral II - esse esquema junto ao garfo... não cola!!!















Blocagem control Tech, dianteira - muito melhor, não??














Só pela redução de volume no componente, já valeu -
aerodinâmica, "hellow?!??!?"










Blocagem original traseira, lateral










Blocagem Control Tech, traseira
























 Estas blocagens não possuem a tradicional alavanca, elas devem ser operadas com uma chave alem de 5mm. Bom, visto que sempre tenho uma destas comigo por conta das outras possíveis regulagens necessárias no caminho,  a solução adotada me caiu como uma luva e estou perfeitamente satisfeito com o produto e seu desempenho, até o momento...

Nenhum comentário: