Pesquisar este blog

Translate

19 de out de 2010

"Tunando" um selim velho

Pois então, estava este selim da minha Caloi 12 rolando por aqui há um tempo. Resolvi que dava para "melhorar" ele, de alguma maneira.

Comecei removendo a capa de "couro" plástico e a camada de cerca de 1mm de espuma de borracha que vinha após - o elemento que dava "conforto" ao selim, originalmente.


O que apareceu foi isto aí: uma espécie de imitação plástica dos bancos confeccionados em couro, bem ao estilo Brooks.















Defini que não faria muito mais que modernizar o desenho do selim e, a partir daí, comecei os trabalhos.


Com uma caneta que pinta plástico, marquei uma nova linha de borda para o selim. A base foi a linha onde inicia a parte texturizada, no miolo da superfície do selim.













Então fiz o início do corte com um estilete. Infelizmente não tenho a foto desta etapa do trabalho. Foi necessário fazer uma saliência onde pudesse aplicar e firmar uma serrinha, destas para PVC, a qual foi operada com a mão mesmo - não com arco... Isso permitiu um melhor controle da serra ao seguir a linha curva que havia desenhado.

Após o serviço da serra, utilizei o estilete novamente, desta vez para remover as rebarbas. O acabamento final foi feito com uma lixa 120 para madeira, e o resultado é  o abaixo. Só se percebe algum defeito olhando muito de perto.












O resultado final é este aqui. Ficou muito melhor, ao menos no aspecto . Apesar do material plástico, o selim é confortável o suficiente para os tiros dentro da cidade, em distâncias curtas, até uns 10Km (ida e volta ao trabalho, dá 20KM, mas alternados...).


Nenhum comentário: