Pesquisar este blog

Translate

14 de jul de 2010

O Frio!!!

Sempre que esfria (cabe uma breve explicação sobre o frio sulino, caso haja algum leitor nortista: frio, por aqui é temperatura abaixo dos 10ºC, com sensação térmica de uns 3ºC; sendo que já rodei com temperaturas de 3ºC, o que equivale à sensdação térmica abaixo de 0ºC), o pessoal no trabalho me pergunta como é encarar o frio pedalando. Eu respondo que é fácil, só manter o corpo aquecido...

Esta afirmativa é verdaderia, mas não totalmente. Ocorre que, com o tempo, as partes descobertas do nosso corpo acabam se acostumando às variações de temperatura. Ou seja, mão, pés e rosto acabam ficando "curtidos" pelo frio, principalmente - calor não conta.

Também é verdade que, sentindo um frio suportável nesta partes descobertas durante a pedalada, assim que adentro um abiente menos frio e tendo parado de pedalar, imediatamente ocorre uma equalização da temperatura através da circulação sanguinea. Deste modo, estando a parte "funcional" (leia-se o tronco, por abrigar os pulmões, coração e etc, o que nos mantém "funcionando"... conceitos meus) do corpo bem aquecida, logo as extremidades se aquecem e não sinto mais frio nenhum.

Nenhum comentário: